Criado em 1999, o CHHM tem como objetivo servir nacionalmente a denominação presbiteriana conforme suas necessidades em assuntos relacionados ao ministério de música.
O CHHM busca ações que auxiliem, tanto o ministério de música quanto o ministro de música da IPB, a alcançarem o seu verdadeiro e real valor dentro de nossas igrejas. Para tanto, promove em diferentes regiões do Brasil, simpósios de música e seminários com oficinas instrumentais, palestras e debates sobre temas como “A música na Igreja”, “A centralidade da Palavra na adoração”, “A música a serviço da liturgia”, dentre outros.
Outras iniciativas têm sido tomadas na divulgação do trabalho do CHHM em âmbito nacional, na busca de fortalecer e divulgar os princípios bíblicos e reformados dentro do culto presbiteriano.
Em tempos de grande diversidade de estilos musicais, grupos e cantores, é preciso atenção especial à música oferecida em nossos cultos. O grande volume de músicas lançadas e divulgadas na mídia, em diferentes plataformas digitais, faz com que seja necessário redobrar a atenção nas escolhas musicais. A necessidade de boa orientação bíblica é urgente, assim como a provisão de músicas de qualidade e com bom conteúdo teológico. O CHHM trabalha para que as palavras do salmista “Cantai-lhe um cântico novo; tocai com habilidade e alegria” seja uma realidade em nossas igrejas.
Assim, é necessário haver equilíbrio e critérios de avaliação para que nossa música seja condizente com os princípios bíblicos ensinados pela IPB.
A Igreja pertence ao Senhor, os cultos são para o Senhor. A mensagem pregada é a Palavra do Senhor e as músicas tocadas e cantadas são para a glória do Senhor. Nós somos servos desse grande e maravilhoso Senhor. Como filhos, servos e adoradores que somos, nos cabe viver e cantar o que diz Apocalipse 7.12 “O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força, sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!”